Últimas Notícias
recent

# CASA SUSTENTAVEL: CASA AQUA



# CASA SUSTENTAVEL: CASA AQUA


Olá, pensamos nesse post pela genialidade dos integrantes, acabei vendo na mídia televisiva esse documentário de uma casa sustentável e compacta com “baixo custo” ficamos completamente interessado sobre esse assunto até porque estamos cada dia mais falando sobre sustentabilidade habitacional, abaixo o post completo dos idealizadores do projeto.

Sustentabilidade. Essa é a bandeira que a Casa Aqua busca levantar. Desenvolvida a partir de materiais e soluções que economizam recursos naturais, reduzem a poluição e respeitam o meio ambiente, a casa foi atração da Expo Ambiental 2010.


# CASA SUTENTAVEL: SOLUÇÕES E INTERGAÇÃO


Com 50 m² de área, a casa utilizou tecnologia construtiva finlandesa da empresa Kronan, que permitiu a entrega da obra em apenas 10 dias. Esse sistema é constituído de placas de concreto pré-fabricadas, em painéis que substituem os pilares, vigas e alvenarias de uma construção. Aliado às fachadas ventiladas implantadas, garante desempenho térmico e energético. Para a Casa Cor, foi pensado sistema com ligações parafusadas, que permitirá a desmontagem da casa, transporte e montagem em outra localização.



Para garantir o conforto térmico dos usuários optou-se por sistema de fachadas ventiladas e cobertura verde. A fachada ventilada é uma solução que cria um colchão de ar entre a estrutura da casa e o acabamento externo, promovendo desempenho térmico, acústico e energético. Além disso, reduz os índices de umidade dos ambientes internos, uma vez que evita o contato direto da água da chuva com a estrutura do edifício, e permite que a umidade interna saia mais facilmente de dentro dos ambientes para a parte de fora da construção.
A Casa AQUA foi concebida para ser autônoma no consumo de eletricidade e é equipada com painéis fotovoltaicos que vão gerar energia. Essa energia será utilizada para alimentar a iluminação e tomadas, bem como carregar um veículo elétrico. A solução é possível devido ao projeto arquitetônico, pensado para que a casa não possua ar-condicionado e tenha iluminação natural, além de equipamentos elétricos eficientes e lâmpadas de LED de baixo consumo.

# PROJETO: IDEALIZAÇÕES

 “O objetivo é levar para a mostra uma residência compacta com múltiplos usos para cada um dos ambientes. Esses podem ser desmontados e montados conforme o crescimento da família, ou diminuídos. Sempre aliados a estratégias de projeto, materiais e soluções sustentáveis que contribuem para redução drástica da pegada de carbono", ressalta Luiz Henrique Ferreira, diretor da Inovatech Engenharia.
O projeto de arquitetura, assinado por Rodrigo Mindlin Loeb e Caio Dotto, traz mobiliário criado por Paulo Alves, curadoria de interiores de Zizi Carderari e paisagismo de Daniela Sedo. "Time que acreditou no projeto desde o início e, junto com especialistas, fornecedores e parceiros, o tornou realidade", completa Ferreira.




A Regatec, que atua no mercado de irrigação e gerenciamento dos recursos hídricos, é uma das empresas que integram a Casa Aqua, projeto arquitetônico que apresenta ideias e conceitos que privilegiam a conservação do meio ambiente, e que estará em exposição na Casa Cor, de 17 de maio a 10 de julho, no Jockey Clube de São Paulo. A casa foi idealizada pela Inovatech Engenharia, empresa de consultoria voltada para construções sustentáveis, e conta com a assinatura dos arquitetos Rodrigo Mindlin Loeb e Caio Dotto.


 Confira a matéria completa do portal :  http://goo.gl/fnMMpk


Obrigado, por te lido a matéria, caso queira deixa alguma dica ou critica favor entre em contato conosco. 

Unknown

Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Senhor Arquiteto. Tecnologia do Blogger.