Últimas Notícias
recent

PATRIMÔNIO TOMBADO PELA UNESCO: ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA

# PATRIMÔNIO TOMBADO PELA UNESCO: ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA 




No dia 17/07/2016 o conjunto da Pampulha conseguiu o título de Patrimônio Mundial da Humanidade. Durante Comitê do Patrimônio Mundial da A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), A indicação da Pampulha foi ratificada pelos 21 países integrantes do comitê, por consenso, informou o Ministério da Cultura. Sendo assim, o Conjunto da Pampulha, em Belo Horizonte, passa a ser o 20º bem brasileiro inscrito na Lista do Patrimônio Mundial.

IGREJA DA PAMPULHA 



# HISTÓRICA: PATRIMÔNIO TOMBADO PELA UNESCO




O prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitscheck idealizou um lago para a prática de esportes náuticos na região da Pampulha. O arquiteto Oscar Niemeyer concebeu as ideias do projeto arquitetônico que compreende o Iate Tênis Clube, o Cassino (atual Museu de Arte da Pampulha), a Casa do Baile e a Igreja de São Francisco de Assis.
No Conjunto Moderno da Pampulha encontram-se expressões artísticas de Cândido Portinari, Alfredo Ceschiatti, Augusto Zamoyski, Paulo Werneck e José Alves Pedrosa e do paisagista Roberto Burle Marx.
Desde a concepção, o Conjunto Moderno da Pampulha é ícone da arquitetura moderna no Brasil. É um dos principais espaços públicos da capital mineira dedicados ao lazer, cultura e turismo.


#PAISAGISMO: ROBERTO BURLE MARX


Não podemos deixar de comentar sobre esse grande arquiteto paisagista, um dos mais completos arquitetos brasileiros, que assina o paisagismo, e Candido Portinari, autor do painel externo de azulejos da Igreja de São Francisco de Assis, que é um dos principais cartões-postais de Minas Gerais, lembra o ministério.





# PATRIMÔNIO TOMBADO PELA UNESCO


“A Unesco, ao reconhecer o valor universal excepcional da Pampulha, considerou o conjunto como símbolo de uma arquitetura moderna distante da rigidez do construtivismo e adaptada de forma orgânica às tradições locais e às condicionantes ambientais brasileiras. Essa abordagem pioneira, fruto da colaboração entre Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e Candido Portinari, entre outros grandes artistas, criou uma nova linguagem arquitetônica fluida e integrada às artes plásticas, ao design e à paisagem”, acrescentaram os ministérios.

A conquista do título traz também responsabilidades. Um acordo com a Unesco prevê a despoluição da Lagoa da Pampulha e a demolição de um estacionamento anexo ao Iate Tênis Clube, restaurando assim o projeto original de Niemeyer. A Prefeitura de Belo Horizonte também anunciou que pretende fazer uma licitação para implantar uma linha de barcos que circulem entre os edifícios do conjunto.
Outra proposta já cogitada pelo poder público é a criação de um barco-táxi, que utilizaria antigos píeres existentes na orla. Seria uma alternativa para o deslocamento entre pontos distintos da Lagoa da Pampulha, reduzindo impactos no trânsito. A orla da lagoa possui 18 quilômetros.



fontes: www.belohorizonte.mg.gov.br
               agenciabrasil.ebc.com.br

Unknown

Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Senhor Arquiteto. Tecnologia do Blogger.