Últimas Notícias
recent

#Arquitetura: Casa lee por mk27 Marcio Kogan



#Arquitetura: Casa lee por mk27 Marcio Kogan




Estúdio de arquitetura brasileira  mk27,  liderado por Marcio Kogan, moradia unifamiliar em Porto Feliz, Brasil. Um grande volume retangular, a casa desenvolve ao longo de um único andar, abrigando quatro quartos, um espaço de dimensões generosas comunal aberta, um ginásio e uma piscina ao ar livre. Uma concha de concreto sólido se estende em torno do vazio central da sala de estar. Paredes revestidas a vidro largas permitem que o espaço para ser vivido como uma continuação direta do jardim. Enquanto isso, dois volumes de madeira proteger áreas privadas da casa. A casa está totalmente rodeada por um terraço, que liga a piscina ao ar livre para os espaços vivos, incitando residentes de viver os espaços interiores e exteriores como um.



Com uma proporção de fachada radicalmente horizontal, a Casa Lee se organiza em um único volume térreo.  Todos os ambientes assim estabelecem uma forte relação com o exterior, abrindo-se para o jardim. A continuidade espacial com a sala de estar é maior: todos os vidros se embutem fazendo com que esse lugar seja uma extensão do espaço externo, como uma grande varanda. A sala então prolonga o deck da piscina e atravessa até o outro lado do terreno.





Essas soluções se adequam ao clima, no interior do Estado de São Paulo, no sudeste brasileiro, que tem temperaturas altas em quase todos os dias do ano. Estratégias de conforto ambiental tradicionais da arquitetura vernacular e mesmo moderna do Brasil foram utilizadas. O estar tem ventilação cruzada, o que diminui muito a temperatura interna, e os demais ambientes são protegidos por painéis de muxarabis de madeira montados em portas camarão que filtram a luz solar sem tirar a ventilação.




Declarações finais, bom com a ideia da arquitetura da CASA LEE de Marcio Kogan, ficamos vidrados nos detalhes da construção o volume e a demissão, alguns acham uma obra fenomenal que certamente sim é uma construção fenomenal, para uma família de classe media alta. Não iremos colocar conceito social para desvalorizar uma arquitetura. 

Gosto de sitar uma frase de Lina Bo Bardi. "Tenho horror em projetar casas para madames, onde entra aquela conversa insípida em torno da discussão de como vai ser a piscina, as cortinas (...) Gostaria muito de fazer casas populares."




Referencias:  http://goo.gl/JWEXCE                      studiomk27.com.br/
Unknown

Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Senhor Arquiteto. Tecnologia do Blogger.